Não se sinta derrotado quando isso acontecer, demonstre confiança em uma nova superação, mas seja também direto na sua opinião. Ninguém está preparado para ajudar um dependente químico até que haja um caso na família ou no círculo de amigos. Recaídas são comuns em dependentes químicos, porque se trata de uma doença crônica, por isso é tão importante o tratamento e apoio psicológico. Com o agravamento da dependência química o consumo de drogas passa a ocupar a maior parte do tempo do dependente e por conta disso, ele se descuida da sua alimentação e a depender do tipo de droga, tempo de uso e frequência ele pode até mesmo passar dias sem comer. Após relatado que o paciente é usuário de drogas, é muito importante solicitar exames laboratoriais — no mínimo, um hemograma. Podemos definir a dependência química como uma doença crônica caracterizada pelo uso constante de substâncias que causam sensações de prazer e de alívio, sendo um mecanismo de escape para o que acontece em seu dia a dia.

Contudo, não é impossível se livrar do vício das drogas sozinho, mas pode ser muito mais difícil, doloroso e demorado que pensamos. Afinal, existem diversos fatores internos e externos que influenciam nessa tomada de decisão do dependente. É comum que haja o questionamento de se é ou não possível conseguir se livrar do vício das drogas sozinho, ou se o melhor caminho é procurar uma ajuda especializada.

Por meio de sessões, esse tipo de terapia geralmente analisa como a pessoa se vê, vivencia os outros e os sentimentos derivados de tal interação. Esse profissional trabalha com a terapia da fala, portanto, nenhuma receita médica está envolvida. Isso porque todas fazem parte de um grande “grupo de ajuda” e, como tal, podem oferecer uma grande ajuda àqueles que sofrem de sintomas leves até questões mais difíceis e complexas. Esse é o profissional que trabalha baseado na ação do inconsciente e como as dinâmicas inconscientes afetam a maneira como o paciente se comporta, sente e se relaciona com os outros.

Para prevenir e tratar o problema, é importante saber reconhecer os sinais de que a pessoa está quimicamente dependente. Há muitas pessoas que já passaram por uma internação e hoje levam uma vida normal, se empenhando em ajudar companheiros que lutam todos os dias para se livrar do mesmo problema. Essa mudança afasta o jovem de um grande fator protetor que é a família e os amigos de criação. Há também pessoas que possuem determinados transtornos que as predispõem ao uso de drogas. Além disso, a mudança cultural, dos hábitos de vida do novo ambiente, a falta de memórias e valores positivos, pode deixar o jovem mais vulnerável a se envolver com álcool e outras drogas mais pesadas. É importante dizer que muitos jovens saem de casa, do ambiente em que estavam habituados, para cursar a faculdade em outro lugar.

Quanto menos tabu existir nos papos com os nossos filhos e quanto mais aberto e franco for o diálogo ao longo da vida, maiores serão as chances de que a orientação seja efetiva e valiosa na formação desse indivíduo.

Isso significa que a equipe pode entender a abstinência que seu organismo sente, os efeitos que a ausência de droga causa à sua mente, como lidar com a situação, os estragos que isso traz para a família e vários outros detalhes. A melhor opção para um usuário é o tratamento em uma clínica casas de recuperação de dependentes químicos gratuito recuperação. Embora exista muita resistência, esse ambiente oferece tratamento isolado, acompanhamento e muitos outros benefícios, como veremos a seguir.

Lá terá apoio dos profissionais e ajuda com o método adequado para se curar desse problema.

Transtorno Alimentar: Sinais De Alerta E Como Buscar Tratamento

A cada exposição à droga, o usuário está correndo o risco de perder o controle e de se tornar dependente (não há nenhuma regra para o momento exato em que isso pode acontecer). A dependência química é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância. Sabe-se que quanto mais cedo se começa a usar drogas, maior é a chance de se tornar dependente. Por isso, o quanto antes você agir pode garantir o bem-estar da sua própria família, através da manutenção da saúde mental da sua filha. Pessoas que têm familiares que são dependentes também têm maior tendência a se tornarem dependentes. Por isso que é recomendado para dependentes façam tratamento em clínicas, tanto para esses casos mais delicados como para qualquer um que queira sair do vício.

Mas a dependência de maconha “pode provocar uma deterioração marcante na qualidade de vida”, diz Christina Brezing, professora assistente de psiquiatria na Universidade Columbia. Apesar da ideia equivocada comum em contrário, as pessoas podem criar dependência da cannabis, exatamente como pode ocorrer com outras drogas, como álcool ou cocaína. À medida que mais estados americanos descriminalizam ou legalizam, mais pessoas que nunca a estão usando.